O Estudo de Harvard
Um recente estudo realizado pela Harvard Medical School comprovou, ao avaliar o modelo o1-preview do ChatGPT, que em cenários de casos clínicos de alta complexidade, a IA alcançou índices de acerto impressionantes:
- 143 casos do NEJM CPC: O modelo o1-preview foi testado em 143 casos clínicos complexos do New England Journal of Medicine (NEJM) Clinicopathologic Conferences (CPCs). Em 78,3% desses casos, a IA incluiu o diagnóstico correto.
- Raciocínio Clínico: Em cenários que avaliam a qualidade da documentação de raciocínio (NEJM Healer), a IA atingiu 97,5% de pontuações perfeitas.
- Manejo Clínico: Em “Grey Matters Management Cases”, a IA pontuou 86%, enquanto médicos munidos de recursos comuns ficaram em torno de 34%.
Conclusão: embora não substitua o médico, o modelo é excelente em “interpretar dados” e “analisar contextos médicos”, demonstrando uma capacidade sobre-humana.
Aplicando na Saúde Física
Se a IA pode lidar com cenários clínicos hipercomplexos, imagine em tarefas mais rotineiras, como interpretar exames de sangue, analisar seus diagnósticos e sugerir perguntas para seu médico, organizar medicação, desenvolver cardápios e treinamentos físicos, dentre tantos aspectos importantes da sua saúde.
O Seu Tradutor Médico
O ChatGPT funciona como um tradutor médico, que interpreta os dados de seus exames e explica-os de forma simples para a sua compreensão. Com isso, o ChatGPT colabora para derrubar a barreira de comunicação entre os dados da sua saúde e seu médico. As informações que o ChatGPT oferece podem servir para que você discuta com seu médico outras perspectivas, mas o profissional médico é quem tem a consciência e responsabilidade de prestar a você uma orientação segura. Não se esqueça de pedir ao ChatGPT as fontes científicas das informações, para que possa levar suas dúvidas para o seu médico na próxima consulta.
Treine o ChatGPT nos seus exames:
“Quero que você analise a seguinte situação: hoje recebi os resultados do meu exame de sangue, que indicaram algumas alterações, mais especificamente em colesterol. Explique os resultados dos meus exames de sangue e preste todas as orientações sobre isso. E responda às perguntas:
- O que significa meu colesterol LDL estar em 180?
- Quais são os níveis de colesterol considerados regulares pelas organizações de saúde?
- Quais são as causas para um colesterol LDL elevado em pessoas da minha faixa etária?
- Quais são as melhores estratégias para reduzir o colesterol naturalmente?
- Se você estivesse em meu lugar, quais perguntas faria sobre colesterol elevado?
Quero que você pesquise sobre artigos publicados nas revistas de medicina mais renomadas no mundo, que tratem sobre o colesterol. Informe quais as conclusões desses estudos e quais os médicos mais renomados que os realizaram. Agora quero que considere que esses médicos formaram um Conselho de saúde para responderem às perguntas sobre meu caso. Quero que você me antecipe a resposta desses médicos, informando o que responderiam às seguintes perguntas:
- Quais são os riscos à saúde associados ao colesterol alto?
- Como posso controlar meus níveis de colesterol através da dieta e do exercício?
- Existe algum suplemento que poderia me ajudar?
- Quais são as alternativas de tratamento disponíveis para reduzir o colesterol?
- O fato de meu LDL estar em 180 por si só representa esses riscos?
- Quais outros dados do meu exame de sangue devem ser considerados para eu medir meu risco?
- Quais são as fórmulas para calcular os riscos, usando os resultados do colesterol total, LDL, HDL, que interessam ao meu caso?
- Quais outros resultados no meu exame de sangue merecem atenção em razão do meu LDL estar em 180?
- Qual conclusão se tira a partir dos resultados das fórmulas?
- Estou correndo risco cardíaco, de que grau? Como posso mitigar esse risco?
- Cruzando todos os dados, quais os próximos passos devo tomar?
Quero que com base em tudo isso, faça uma relação de perguntas que devo fazer ao médico na próxima consulta relacionadas ao resultado do meu exame de colesterol. E desenvolva um plano para eu diminuir meu colesterol em 1 mês.
Agora responda:
- Algo a acrescentar que eu talvez não saiba sobre colesterol alto”
Importante: Continue a fazer as perguntas sobre o colesterol alto, até o necessário. E então passe para os demais exames de seu interesse. A partir desse ponto, indique como o ChatGPT deve atuar, dentro da especialidade que você precisa. Não se esqueça de que o ChatGPT não é médico, é um facilitador médico.
Por que Funciona?
O Estudo de Harvard mostra que o ChatGPT faz “raciocínios” orientados por grandes bases de dados médicos. Se ele foi testado em cenários de alta complexidade, falar sobre cuidados diários de saúde é algo mais “simples” para a IA, desde que você forneça contexto.
Segurança e Conclusão
Mesmo com essa capacidade, a IA não deve substituir exames físicos ou conversas francas com seu médico. Use-a como um tradutor, não como um “oráculo infalível”. Faça com que ela apresente fontes científicas, diretrizes ou referências, depois discuta tudo no consultório. Assim, você une o melhor do mundo virtual com a experiência prática dos profissionais de saúde.