O Estudo de Harvard em Foco
Harvard Medical School comprovou, ao avaliar o modelo o1-preview do ChatGPT, que em cenários de casos clínicos de alta complexidade, a IA alcançou índices de acerto impressionantes:

  1. 143 casos do NEJM CPC: O modelo o1-preview foi testado em 143 casos clínicos complexos do New England Journal of Medicine (NEJM) Clinicopathologic Conferences (CPCs). Em 78,3% desses casos, a IA incluiu o diagnóstico correto.
  2. Raciocínio Clínico: Em cenários que avaliam a qualidade da documentação de raciocínio (NEJM Healer), a IA atingiu 97,5% de pontuações perfeitas.
  3. Manejo Clínico: Em “Grey Matters Management Cases”, a IA pontuou 86%, enquanto médicos munidos de recursos comuns ficaram em torno de 34%.

Mas como essa capacidade de conectar dados complexos e ter um acerto de diagnósticos sobre-humano pode demonstra que a IA é igualmente eficiente na saúde mental?

Vamos falar dos impactos dos Hobbies para a Saúde Mental
Hobbies relaxam, estimulam a criatividade, combatem a solidão e trazem sensação de produtividade. Mergulhar em uma atividade prazerosa dá novos ares à rotina, previne a estagnação mental e amplia círculos de amizade.

Logo, se a IA for capaz de uma análise profunda do seu estado mental, então poderá, também nessa medida de profundidade, indicar quais os hobbies são indicados no seu caso e de que forma podem melhorar sua saúde mental.

Treinando o ChatGPT
Você pode treinar o ChatGPT na saúde da sua mente. Para isso, contextualize e pergunte:

Eu estou tendo pensamentos negativos constantes sobre …, eu tenho pesadelos com …., sofro dores de cabeça ….. Eu não consigo controlar os pensamentos que surgem na minha mente. Eu não tenho foco para desempenhar uma atividade do início ao fim. Por causa dessa situação, eu tenho experimentado prejuízos na minha vida, como …. (detalhar). Quais as 10 perguntas você precisa que eu responda, além das informações que já te passei, para compreender melhor sobre minha saúde mental?

Quero que busque artigos científicos, informações relevantes e use toda a sua base de dados para me informar sobre minha saúde mental e sobre como os hobbies podem ajudar.

Comporte-se como um Consultor, especialista em identificação de hobbies interessantes e adequados a mim. Para isso, considere todas as nossas interações sobre minhas características. Organize os hobbies adequados para mim por categorias, para facilitar minha escolha, de acordo com minhas características. E responda às perguntas:

Capacidade de Personalização
O ChatGPT, validado pelo Estudo de Harvard, tem uma grande habilidade de correlacionar variáveis (suas preferências, limitações físicas, faixa etária). Então, se você quiser atividades ao ar livre, ele pode recomendar caminhadas suaves, fotografia de paisagem ou jardinagem adaptada. Se quiser algo mais intelectual, ele listará clubes de leitura, jogos de estratégia, artesanato, etc. 

Pergunte:

“Atue com um especialista em hobbies e atividades sociais, sugerindo os que incentivem a interação com outras pessoas e que possam ser feitos em grupo, e responda:

Hobbies que Conectam Pessoas
Além de acalmar a mente, muitas dessas atividades servem para criar laços sociais. Você pode perguntar quais plataformas online são recomendadas para reuniões virtuais de costura, jardinagem ou até grupos de discussão sobre música. Lembre-se de questionar sobre hobbies que respeitem eventuais limitações físicas, afinal, o ChatGPT pode sugerir adaptações para torná-los acessíveis. Pergunte:

“Atue como um especialista em Hobbies Adaptados. Recomende hobbies que respeitem limitações físicas ou doenças crônicas, e sugira adaptações. E responda:

Questão dos Custos
Você pode buscar hobbies de baixo custo, ou se busca algo mais sofisticado e tem recursos, a IA pode indica-los. Pergunte:

Benefícios Terapêuticos
O mesmo ChatGPT que “supera médicos em diagnósticos”, segundo Harvard, também pode cruzar dados sobre atividades que melhoram a memória ou a concentração. Pergunte:

Partindo para a Ação

Depois que a IA sugerir ideias, pesquise se há grupos no Facebook, WhatsApp ou em sua cidade. Você já tem um “guia virtual” que amplia seu horizonte, especialmente quando validado por um estudo extraordinário como o de Harvard. Agora é colocar em prática, porque hobbies precisam ser experimentados e continuados para que se tornem hobbies.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress